DESPORTO

FC Porto vence Gil Vicente e deixa SC Braga pressionado

O FC Porto visitou e derrotou, este sábado, o Gil Vicente (2-0), em jogo da 22.ª jornada da I Liga. Depois de dois jogos sem ganhar, os dragões recuperaram o caminho dos triunfos e saltaram, à condição, para o segundo lugar do campeonato.

Matheus Uribe (7′) e Sérgio Oliveira (60′) foram os marcadores de serviço em Barcelos e devolveram alguma tranquilidade ao FC Porto em véspera do confronto europeu com a Juventus.

A primeira parte foi jogada a bom ritmo e o primeiro golo não demorou muito em aparecer. Matheus Uribe, logo aos sete minutos, desfez o nulo no Estádio Cidade de Barcelos com um belo pontapé já dentro da grande área gilista.

O golo cedo deixou o FC Porto mais confiante e tranquilo e seguiram-se, até ao intervalo, várias oportunidades para ampliar a vantagem. No entanto, Denis foi conseguindo afastar os problemas com um par de defesas de grande categoria.

Por seu turno, o Gil Vicente tentava explorar a velocidade de Lourency para tentar ameaçar a baliza de Marchesín, ainda que sem grandes efeitos práticos. Até ao intervalo, a vantagem portista era inteiramente merecida.

Na segunda parte, Sérgio Conceição foi obrigado a mexer… duplamente. Tecatito Corona e Pepe acusaram problemas físicos e o treinador do FC Porto teve que lançar Luis Díaz e Sarr. O conjunto portista ficou visivelmente abalado pela saída de dois pesos pesados e o Gil Vicente tentou ir atrás do empate.

No entanto, foi mesmo o FC Porto quem voltou a marcar. Aos 60 minutos, Sérgio Oliveira deu um grito de revolta, face à reentrada tímida dos dragões no jogo, arriscou o remate a longa distância e marcou um golaço em Barcelos, deixando a equipa azul e branca ainda mais confortável na partida.

O Gil não deixou de tentar ir atrás do prejuízo mas o golo de Oliveira deixou tudo mais complicado. Por seu turno, os dragões juntaram linhas, blindaram a defesa e asseguraram o regresso aos triunfos após um empate, frente ao Sporting (1-1), e uma derrota, com o Sp. Braga (2-3).

Antes do apito final, Evanílson ainda marcou o terceiro golo para o FC Porto, mas Luis Díaz, que fez a assistência, estava em fora de jogo e o lance acabaria anulado por indicação do VAR.

Com este triunfo o FC Porto passa a somar 48 pontos, sobe ao segundo lugar e deixa o Sp. Braga pressionado e obrigado a ganhar ao rival Vitória SC, na terça-feira, para recuperar o segundo lugar do pódio.

Por seu turno, o Gil Vicente continua com 19 pontos e arrisca-se a terminar esta 22.ª ronda abaixo da linha de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *