CURIOSIDADES

Cientista atmosférico revela os segredos dos melhores arco-íris da Terra e onde podem ser vistos

Arco-íris são alguns dos fenómenos óticos mais espetaculares do mundo. Numa publicação, um cientista atmosférico explica porque é que o Havai é o melhor lugar na Terra para os observar.

Os ingredientes essenciais para o arco-íris são a chuva e a luz do sol. Para ver um arco-íris em terreno plano, o Sol deve estar a cerca de 40 graus do horizonte. À medida que o Sol se ergue em ângulos mais altos no céu, a altura do arco-íris matinal diminui até que nenhum arco-íris seja visível acima do horizonte. O padrão é invertido quando o Sol se põe à tarde, com arco-íris a surgir no leste e os mais altos arco-íris pouco antes do pôr do sol.

A localização do Havai no Pacífico subtropical significa que o padrão geral do clima é dominado por ventos alísios, com chuvas frequentes e céu claro.

Num artigo publicado em fevereiro na revista científica Bulletin of the American Meteorological Society, Steven Businger, cientista atmosférico e professor da Escola de Ciência e Tecnologia do Oceano e da Terra da Universidade do Havai, explica que há quatro fatores adicionais que garantem a prevalência de arco-íris em todas as ilhas.

“À noite, a superfície quente do mar aquece a atmosfera, enquanto a radiação para o Espaço arrefece o topo das nuvens, resultando em aguaceiros mais intensos pela manhã que produzem arco-íris a tempo do pequeno-almoço”, disse Businger, em comunicado.

Um segundo fator são as montanhas do Havai, que fazem com que o fluxo dos ventos alísios seja elevado, formando nuvens e produzindo chuva sobre as montanhas e sol a sotavento. Sem montanhas, o Havai seria um deserto com escassos 17 centímetros de precipitação anual, em contraste com as centenas de centímetros de chuva que caem nas montanhas anualmente.

Um terceiro fator é o aquecimento diurno, que impulsiona as circulações em escala insular. Durante os períodos de ventos mais fracos, chuvas formam-se nas cristas dos cumes e nas encostas das montanhas à tarde, resultando em prolíficos arco-íris enquanto o sol se põe.

Por fim, devido ao afastamento das ilhas havaianas, o ar é excecionalmente limpo e livre de poluição, poeira continental e pólen. O ar puro garante a aparência de arco-íris brilhantes com um espectro completo de cores.

“A importância cultural do arco-íris reflete-se na língua havaiana, que tem muitas palavras e frases para descrever a variedade de manifestações no Havai”, disse Businger. “Existem palavras para arco-íris agarrados à Terra (uakoko), hastes de arco-íris em pé (kāhili), arco-íris pouco visíveis (punakea) e arco-íris lunares (ānuenue kau pō), entre outros. Na mitologia havaiana, o arco-íris é um símbolo de transformação e um caminho entre a Terra e o Céu, como em muitas culturas ao redor do mundo”.

Businger criou uma aplicação para smartphone com acesso a um radar meteorológico e dados de satélite que alertam os utilizadores sobre arco-íris nas proximidades.

“Estou muito animado por anunciar que RainbowChase está agora disponível de forma gratuita para o público”, concluiu.

Maria Campos, ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *