AtualidadeMinho

Em Barcelos nasceu a ‘VilaWork’ Associação para a comunidade, empreendedorismo e inovação

Foi em 22 de fevereiro de 2021 que nasceu uma nova associação em Barcelos. A ‘VilaWork’ – Associação para a Comunidade, Empreendedorismo e Inovação é uma associação sem fins lucrativos que tem a sua sede e que foi constituída por pessoas de e com ligações a terras barcelenses.

Apesar da grave crise sanitária que se vive e da perspetiva da grave crise económica e financeira que se avizinha, os seus e suas fundadores/as, “movidos pelo espirito empreendedor que os caracteriza, decidiram que seria o momento ideal para constituir uma associação com objetivos, concretos, para contribuir para a promoção e desenvolvimento de novos negócios”, segundo refere a Associação, em comunicado.

Assim, a ‘VILAWORK – CEI’ pretende ser um auxílio para a promoção e criação de novos negócios, especialmente no concelho de Barcelos, onde tem a sua sede, contribuindo desta forma para o desenvolvimento concelhio. Tendo como foco os sectores de atividade já instalados, como o artesanato, o turismo e a têxtil, mas apostar no auxílio ao crescimento de outros sectores como a agricultura e a sustentabilidade ambiental.

Ora, as principais valências da associação serão a criação de um “balcão do empreendedor” e a formação. Estas serão duas formas capazes de “possibilitar a maior capacitação dos novos empresários, mas, não nos podemos esquecer daqueles que já se encontram no mercado há mais tempo e que também sentem necessidade de adquirir mais e novos conhecimentos que lhes permitirão evoluir nos seus negócios”. Para que tal seja possível é pretensão da associação disponibilizar a quem a procurar uma série de serviços e informações, que “consideramos essenciais para o sucesso de cada negócio, nomeadamente apoio jurídico, financeiro, contabilístico, marketing, gestão, etc.”.

A associação, “dentro dos fins para os quais foi constituída, tentará sempre auxiliar na procura de soluções e apoios, que melhor se adaptem aos empreendedores e seus negócios, quer ao nível da sua criação, quer ao nível da sua promoção e/ou desenvolvimento”.

Desde logo, se enfatiza a parceria que a associação já tem estabelecida com o ‘VILAWORK – BARCELOS BUSINESS CENTER’, com quem, aliás, partilha parte da denominação. Este foi o primeiro centro de negócios a ser criado no concelho, sendo também uma incubadora certificada pelo IAPMEI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *