CURIOSIDADES

Encontradas cartas de amor da II Guerra Mundial escondidas debaixo do soalho de um hotel

Em fevereiro, funcionários do Esplanade Hotel, em Scarborough, uma cidade ao longo da costa norte da Inglaterra, estavam a reformar o histórico edifício quando encontraram um verdadeiro tesouro de artefactos da era da II Guerra Mundial.

Escondido sob as tábuas do piso de uma pequena despensa no primeiro andar do hotel, o esconderijo continha de tudo, desde uma lata de vaselina com décadas de uso até maços de cigarro, embalagens de chocolate e tubos de pasta de dente antiquados.

Os trabalhadores também descobriram evidências de um romance há muito perdido: algumas cartas de amor escritas à mão e gastas pelo tempo.

De acordo com a BBC, a Scarborough Historical and Archaeological Society (SHAC), que está a trabalhar com o hotel para avaliar a descoberta, estima que as missivas datam de 1941 a 1944.

Nas cartas, o casal exprimia solidão e relatava os detalhes monótonos do seu quotidiano. Uma delas começa com o remetente a reclamar de um abcesso na gengiva. E, no fim, lê-se: “Estás sempre nos meus pensamentos noite e dia“. “Onde quer que vás, minha querida, nunca te esqueças de que te amo mais do que qualquer outra coisa na Terra”, continua a carta.

Marie Woods, representante do SHAC, disse que, quando começou “a examinar o material e percebeu exatamente o que continha, pensei: ‘Minha vida, essas são histórias sobre pessoas reais’. É um verdadeiro tesouro”.

As cartas não têm os nomes do casal, mas o SHAC está a procurar ativamente mais informações sobre as suas identidades. Os investigadores suspeitam que uma mulher pode ter estado a trocar cartas com o seu parceiro, um soldado britânico a viver no hotel durante a guerra.

“O tempo não parece passar tão depressa aqui e os dias arrastam-se e suponho que voarão quando eu voltar para casa”, escreveu o provável soldado em resposta à mulher. “Oh, querida, estou tão sozinho sem ti.”

Várias unidades militares permaneceram no Esplanade Hotel durante a guerra, incluindo a 184.ª Companhia de Tunelamento dos Engenheiros Reais; a Royal Corps of Signals; e o 7.º Batalhão, Brigada de Fuzileiros. Esses soldados teriam descansado no hotel entre os treinos ou implantações em tempo de guerra.

Embora o remetente misterioso tenha assinado o seu nome, que começava com a letra “M”, numa das cartas, os ratos mordiscaram a página, tornando a palavra ilegível. Noutra missiva, a mulher escreveu um endereço: 50 Dellburn Street, em Motherwell, Lanarkshire.

A sociedade tem uma forte pista, mas ainda precisa de confirmar esta ligação.

Em declarações ao jornal britânico i, depois de a descoberta ser divulgada, Woods disse que o SHAC recebeu um e-mail que revelava as identidades dos ocupantes do endereço durante a guerra: Jessie e James McConnell.

“Tinham um filho chamado John, que estava na RAF [Royal Air Force] e que, infelizmente, morreu num acidente de avião em 1943, aos 19 anos”, disse Woods. “Achamos que as cartas podem ter vindo dele e foram escritas para uma namorada enquanto estava no hotel.”

A organização espera exibir as cartas no hotel assim que o confinamento for levantado.

“As cartas são extremamente evocativas e trazem as emoções pessoais das pessoas que vivenciaram os traumas causados ​​como resultado da guerra”, escreveu o SHAC, numa publicação no Facebook. “Seria realmente maravilhoso se, por algum milagre, pudéssemos descobrir mais sobre estes namorados do tempo de guerra e as suas vidas após a guerra”.

Maria Campos, ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *