Qualidade do ar na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires em Braga com resultados positivos

Durante o mês de Julho o Município de Braga e a CCDR-N reuniram-se com o objetivo de avaliar os dados de monitorização da Qualidade do Ar da Estação de Tráfego localizada na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, em Braga.

Este é um tipo de estação que monitoriza a qualidade do ar resultante de emissões diretas do tráfego automóvel, sendo representativa de uma área com a extensão aproximada de 100 metros – por este motivo, os resultados não podem ser extrapolados para a totalidade da Cidade.

Nessa reunião, foi transmitido por parte dos técnicos da CCDR-N que os valores relativos ao ano de 2020 apresentavam-se elevados, ultrapassando os valores definidos na legislação para o parâmetro NO2. No entanto, foram detetadas anomalias no equipamento de medição (registo de avaria data de Agosto de 2019), o que levou à anulação dos referidos dados junto da Comissão Europeia.

Como consequência das referidas anomalias foi substituído o equipamento de medição. Desde Maio até à presente data tem-se verificado que a média do NO2 é de 34 μg/m3, valor abaixo do limite anual deste poluente (40 μg/m3).

Apesar destes resultados não excederem o valor limite, o Município, em colaboração com os Transportes Urbanos de Braga – TUB e a Agere, tem vindo a implementar várias medidas constantes do Plano de Qualidade do Ar da Região Norte para o NO2, bem como o respectivo Programa de Execução, de modo a baixar ainda mais estes indicadores. No final do ano serão analisados os dados referentes a 2021 para aferir a sua validação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *