Minho

Reuniões de Câmara na Póvoa de Lanhoso descentralizadas uma vez por mês

O executivo da Câmara da Póvoa de Lanhoso, vai reunir-se fora do edifício dos Paços do Concelho uma vez por mês, nas 22 freguesias, a partir de 23 de novembro, informou hoje a autarquia.

Segundo nota do município, as sessões vão decorrer às terças-feiras, a partir das 17h30, seguindo um critério de ordem alfabética, pelo que a União de Freguesias de Águas Santas e Moure vai acolher a primeira reunião descentralizada do executivo, que aprovou esta medida na terça-feira.

“É um sinal que quero dar de abertura, de disponibilidade, de vontade de servir as pessoas e de as ouvir. Tudo isso faz muita falta à política. E faz muita falta ao nosso concelho reaproximar as pessoas dos eleitos, de quem exerce funções de representação das populações”, afirma o recém-eleito presidente da Câmara, Frederico Castro, citado pelo comunicado.

O autarca socialista, líder de uma maioria de quatro vereadores em sete, acrescentou que o modelo de intercalar as reuniões nos Paços do Concelho e as que se espalham pelo restante território vai levar o executivo municipal duas vezes a cada freguesia até ao final do mandato.

“Poderá haver quem pense que é insuficiente, mas é um passo em frente em relação ao que tínhamos até agora”, frisou.

Para Frederico Castro, as reuniões descentralizadas servem para os cidadãos de cada freguesia perceberem “o que se discute”, que “decisões são tomadas”, “qual a dinâmica de trabalho que existe” e para “colocar os eleitos mais próximos dos eleitores para tudo aquilo que for necessário, possível e desejável”.

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso defendeu ainda que o “horário ao final da tarde” é o mais adequado para que os habitantes de cada freguesia possam assistir às reuniões e para “participarem no período em que o público pode colocar questões, esclarecer dúvidas, dar sugestões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *