NACIONAL

Marinha e Força Aérea Portuguesa identificam e intercetam embarcação de migrantes no Sul de Espanha

O navio patrulha costeiro “Mondego”, da Marinha Portuguesa, integrado na operação INDALO 2022, sob égide da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX, no sul de Espanha, enquanto realizava patrulha na área definida, durante a noite de 31 de outubro, intercetou uma embarcação de migrantes identificada pela aeronave C-295, da Força Aérea Portuguesa, integrada na mesma operação.

Após a interceção, o navio conseguiu identificar a bordo 11 migrantes (5 masculinos e 3 femininos), dos quais uma grávida de 5 meses e e 3 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos.

O navio, em cooperação com o ICC Madrid, efetuou o resgate para bordo de todos os migrantes, disponibilizando-lhes cuidados médicos, mantimentos e mantas de aquecimento.

Posteriormente, o navio deslocou-se até um ponto de encontro junto ao porto de Cartagena, onde transferiu todos os migrantes para a embarcação SALVAMAR DRACO, que finalizou o salvamento até terra.

O ICC Madrid e a agência FRONTEX agradeceram o empenho e rápida resposta do navio patrulha costeiro “Mondego” nesta ação conjunta com a Força Aérea Portuguesa e as restantes autoridades europeias integradas na operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *