Vila Verde

Vila Verde assinala Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O Município de Vila Verde associou-se ao ACeS Cávado II Gerês/Cabreira na celebração do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala no próximo domingo, 10 de setembro, e que envolve os concelhos Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho.

Vila Verde vai assinalar a efeméride com a colocação de velas acesas à porta do Edifício da Câmara Municipal, às 20h00, e convida toda a população vilaverdense a aderir a este ato simbólico colocando uma vela acesa na janela da sua casa, no dia 10 de setembro, às 20h00.

De referir que esta iniciativa é uma forma de colaborar na Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio (que deseja mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em Saúde Mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda e assim, diminuir o
número de suicídios em Portugal) e as Campanhas Internacionais de Prevenção do
Suicídio.

O dia 10 de setembro de 2023, “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio”, com o tema “Criar Esperança Através da Ação”, da Interntional Association for Suicide Prevention (IASP) em colaboração com a Organização Mundial de saúde (OMS), vem mais uma vez, modificar consciências sobre o problema, alertar sobre a necessidade de reduzir o estigma em torno desta problemática, da doença mental e encorajar todos e todas a agir! (OMS, 2023; IASP, 2023; Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, 2023).

O estigma (sobre o suicídio e sobre a doença mental) continua a ser, o maior impedimento na procura de ajuda. A pessoa com ideação suicida, está num sofrimento profundo e deve ser ajudada! Transformar a narrativa à volta do suicídio, da doença mental, pela promoção da esperança, pode gerar uma sociedade mais bondosa (a pessoa sente mais à vontade na procura de ajuda). Todos e todas podemos fazer algo para reconhecer o suicídio e fazer algo para ajudar a evitá-lo! “Ao incentivar a compreensão, alcançar e compartilhar experiências, queremos dar às pessoas a confiança para agir. Prevenir o suicídio exige que nos tornemos um farol para aqueles que sofrem.” (ARIS Planície, 2023).

Deixe um comentário