Amares

Sérgio Guimarães de Sousa edita ‘Peregrinação’ de Fernão Mendes Pinto

No âmbito das atividades de Diretor do e investigador no Centro de Estudos Mirandinos (cujo âmbito de investigação abarca, naturalmente, Sá de Miranda mas também a época do autor), Sérgio Guimarães de Sousa procedeu à edição, sob a chancela da editora Assírio & Alvim, da Peregrinação, do Fernão Mendes Pinto.

Tanto mais que amanhã se comemoram oficialmente os 480 da chegada dos portugueses ao Japão, sendo essa chegada descrita com detalhe pelo próprio Mendes Pinto em diversos capítulos da sua obra.

SINOPSE
«O maior tesouro imaginário da literatura portuguesa»
A.J. Saraiva e Óscar Lopes

Peregrinação é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura. Editada em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia, descrita sem condescendências por Fernão Mendes Pinto.

Deixe um comentário