DestaqueVILA VERDE

Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela recebe exposição comemorativa dos 450 anos de “Os Lusíadas”

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, inaugura na próxima segunda-feira, Dia Mundial das Bibliotecas Escolares, a exposição comemorativa “Os Lusíadas: 450 anos da primeira edição”, com curadoria de Paulo Sá Machado.

A inauguração da exposição terá lugar às 11h00, com o envolvimento da Rede de Bibliotecas de Vila Verde, mantendo-se patente ao público até 8 de dezembro.

Esta exposição debruça-se sobre o poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que é hoje uma referência da literatura portuguesa e da cultura ocidental. Da edição original, impressa pela primeira vez em Lisboa, subsistem 34 exemplares, embora algumas que apresentam a mesma data tenham sido impressas nos anos seguintes, ainda ao abrigo da mesma licença. Além de celebrar o aniversário da primeira edição, esta exposição pretende destacar a sua importância cultural no mundo, apresentando diversas edições da obra e em diferentes línguas, acompanhadas por elementos iconográficos relativos ao autor.

Paulo Sá Machado é ensaísta, historiador e colecionador, natural do Porto, tendo desenvolvido uma vasta atividade literária e prestado assessoria cultural para várias entidades. É atualmente assessor cultural da Junta de Freguesia de Rates, Póvoa de Varzim, e da Embaixada da República Popular da China. Colabora com diversos jornais nacionais e regionais e intervém com regularidade em congressos internacionais, sendo secretário-geral dos Congressos dos Caminhos de Santiago. Possui diversas distinções, com destaque para a Medalha de Mérito da Cidade do Porto e a Medalha de Mérito Cultural e Científico da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Integra os corpos sociais de várias coletividades e é Presidente das Direções da União de Coletividades Filatélicas do Norte de Portugal e da Confraria da Broa de Avintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *