DestaqueVILA VERDE

Ciclo do pão de milho em destaque na ‘Tradições dos Nossos Avós’ de Cervães

Cervães prepara-se para receber a 6ª edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’. O maior destaque vai para o ciclo do pão de milho, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento entre diferentes gerações.

O evento vai decorrer de sábado a segunda-feira, de 21 a 23 de outubro, no Centro Social e Paroquial de Cervães.

O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, dia 21, com a abertura da exposição de réplica de brinquedos e utensílios em miniaturas realizados pelos alunos do Centro Educativo de Cervães e pela Associação de Pais. A exposição estará aberta ao público durante os restantes dias do evento, a partir das 10h.

No domingo, 22 de outubro, às 9h30, realiza-se uma palestra no âmbito do Outubro Rosa, dinamizada pela Enfermeira Mónica Marinha, sob o tema “Seu corpo é seu abrigo, por isso não deixe de cuidar dele”. Pelas 10h00 inicia a caminha ambiental pelas margens e levadas do Rio Puriço.

Durante a tarde de domingo haverá a preparação e cozedura das broas de milho e do bolo de carne em forno de lenha, confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional que será acompanhada pelo Grupo Folclórico de Cervães.

A iniciativa encerra na segunda-feira, dia 23, com a visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.

O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Educativo e o Centro Social e Paroquial de Cervães. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, do Grupo Folclórico de Cervães, de associações locais e da comunidade, numa verdadeira demonstração de união na freguesia. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *