Minho

“Integrar é Incluir” reconhece inclusão laboral e compromisso da sociedade vimaranense

Decorreu no Paço dos Duques de Bragança, o evento “Integrar é Incluir”, promovido pela CERCIGUI que visou reconhecer o trabalho de 62 instituições – entre empresas, autarquias e IPSS’s – que percorrem o caminho da inclusão e contrataram, no seu conjunto, 85 pessoas com deficiências ou incapacidades nos últimos 3 anos.

Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, autarquia reconhecida neste evento pelo seu trabalho no domínio da inclusão laboral, realçou a relevância de incluir e proporcionar oportunidades de trabalho aos utentes da CERCIGUI, salientando o compromisso da sociedade em retribuir com responsabilidade.

Para Paulo Lopes Silva, “sentimos sempre vontade de fazer mais” e acolher mais pessoas, sublinhando a história de sucesso da organização como um estímulo para atingir metas mais ambiciosas. Reconhecendo o esforço diário dedicado pela CERCIGUI, Paulo Lopes Silva agradeceu a todas as instituições envolvidas e destacou o trabalho de Joaquim Santos Simões, em ano que se celebra o centenário do seu nascimento, em prol da CERCIGUI.

A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, teceu rasgados elogios ao trabalho da CERCIGUI, reconhecendo o seu “contributo inestimável para a sociedade” e desafiando as empresas a continuarem os seus esforços em prol da inclusão e da construção de uma sociedade mais justa.

Bruno Faria, Presidente da Direção CERCIGUI, começou por agradecer o apoio do Município de Guimarães, destacando o compromisso da instituição em promover a inclusão, com o bem-estar dos utentes no centro da ação. A recente reorganização da instituição, permitiu otimizar recursos e expandir a sua intervenção, com a abertura de um conjunto de respostas sociais inovadoras.

A iniciativa “Integrar é Incluir” faz parte do projeto “Na Rota da Inclusão”, promovido pelo Centro de Reabilitação e Formação Profissional da CERCIGUI e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). O objetivo é abrir caminhos potenciadores da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitar as entidades empregadoras com ferramentas que permitam a tomada de decisões de forma mais célere e assertiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *