CURIOSIDADES

Paris entre as cidades mais ‘feias’ de França… e a culpa é de um cartaz

A premissa é simples: os membros da associação Paysages de France fotografam locais do país que consideram ser ‘feios’ que, depois de analisados, integram um ranking representativo da ‘feiura’ que França tem para oferecer em termos paisagísticos. Este ano, Paris, Carnac, Chavelot e Honfleur foram as localidades contempladas pelo ‘Prix de la France Moche’ (prémio da França feia, em tradução livre). A capital francesa, em particular, foi ‘traída’ por um cartaz publicitário.

“O bonito, o feio, é claro que é subjetivo… Cabe a cada um abrir os olhos e encarar os locais escolhidos. Este não é um ranking das cidades mais feias, mas aqui estão quatro locais em França, em quatro comunas de França que, para nós, representam um pouco da França feia”, explicou a entidade, em comunicado.

Em Paris, a Praça dos Vosges foi galardoada na categoria ‘Valorização do património’, graças a um cartaz de publicidade a artigos de luxo que, agora, adorna o jardim e edifício histórico.

“Sobre a utilidade de realizar obras em monumentos históricos para poder instalar lonas publicitárias gigantescas… É uma pena que, aqui, a vista do anúncio seja estragada por uma árvore”, lê-se na descrição.

Por seu turno, a área comercial de Chavelot, em Vosges, distinguiu-se por ter ‘Muitas marcas, sem concessão’. É que a fotografia, que “roça no excesso”, retrata diversas marcas de automóveis, algumas delas repetidas por três vezes.

Já em Carnac, na Bretanha, uma estrada com cilindros que se assemelham a “menires perfeitamente idênticos” às megalíticas Rochas de Carnac, que podem ser vistas na imagem, tomou o pódio da categoria ‘Obélix 2.0’.

Também Honfleur, na Normandia, foi premiada, desta feita na categoria ‘Feira de marca’, devido às “lonas, painéis, banners, totens, e bandeiras” publicitárias que ‘pintam’ a paisagem. “Escolham, todas as marcas em promoção!”, brincou a associação.

Segundo a Paysages de France, os autarcas das localidades foram informados dos galardões “há poucos dias”, ainda que a associação não tenha “certeza se apreciaram a distinção”. A entidade ressalvou que “não se trata de uma forma de estigmatizarmos este ou aquele concelho, mas sim de evidenciar os ataques às nossas paisagens”, permeadas por “extensas zonas comerciais, ruas saturadas de painéis publicitários [e] galopantes construções em betão”.

A associação notou ainda que, das regiões premiadas no ano passado, apenas duas removeram os elementos ‘feios’ após a distinção, nomeadamente Saint-Paul e Moussac. Aubière e Villlard-de-Lans parecem continuar ‘fãs’ da publicidade, de acordo com a Paysages de France.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *