Minho

Noite de Fado Convergente com Uxía e Camané no Espaço Vita

A 10.ª edição do Convergências – Festival Cultural de Portugal e Galiza, apresenta no próximo dia 22 de Fevereiro, no Espaço Vita, a Noite de Fado Convergente com a galega Uxía e o fadista português Camané.

O concerto que está marcado para as 21h30 é um dos pontos altos da programação do Festival que decorre até 9 de março, nas cidades de Braga; Padrón; Ponteareas; A Estrada e Santiago de Compostela.

Uxía é considerada a grande dama da música galega e uma das maiores divulgadoras da sua poesia. Neste concerto Uxía convida Camané, um fadista consagrado e destacado no ressurgimento do Fado. A escolha cuidadosa do repertório por Camané destaca-se, mostrando a riqueza e a profundidade desse género musical. Esta colaboração busca não apenas celebrar o Fado, mas também explorar como esse género musical universal pode conectar-se com os sentimentos e a tradição musical galega. Essa união de duas vozes expressivas promete uma noite memorável, onde a sobriedade e a emoção se entrelaçam

Os bilhetes têm o custo de 15 euros e podem ser adquiridos no site do Espaço Vita em https://www.espacovita.pt/.

Tributo a Zeca Afonso e Rosalía de Castro no Theatro Circo
O Festival Convergências fecha a sua programação em Braga, no dia 25 de Fevereiro, com o concerto “Tributo a Zeca Afonso e Rosalía de Castro”, por Amâncio Prada, Orquestra Filarmónica de Braga, Canto D’Aqui e Coro de Pais do Conservatório Gulbenkian de Braga.

O espectáculo está marcado para as 17h00, no Theatro Circo. Os bilhetes têm o custo de 15 euros.

Na semana em que se assinala o aniversário da morte de José Afonso e o nascimento de Rosalia de Castro, este concerto homenageará ainda estes dois autores. Amâncio Prada deliciará o público com a sua voz presente e cativante, interpretando “Seis Poemas Galegos” de Frederico García Lorca, acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Braga, numa homenagem a Rosalía de Castro. O concerto terminará com o grupo Canto D’Aqui também acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Braga e pelo Coro de Pais do Conservatório Gulbenkian Braga, numa homenagem a Zeca Afonso com temas que perduram no tempo, mantendo sempre viva a sua mensagem e a memória dos seus autores.

Refira-se que o Convergências é um evento desenvolvido pelo grupo Canto D’aqui em parceria com o Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, que conta com o apoio do Município de Braga, da Xunta de Galicia e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, envolvendo ainda na organização diversas instituições de Portugal e da Galiza.

A programação completa está disponível no portal do município em www.cm-braga.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *