DestaqueTERRAS DE BOURO

Cerimónia de entrega de Prémios de Mérito Escolar em Terras de Bouro

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, com o patrocínio da SABSEG, premiou novamente os alunos do Quadro de Mérito estabelecido pelo Agrupamento de Terras de Bouro. A cerimónia ocorreu em 14 de junho no novo Auditório Municipal da vila de Terras de Bouro, contando com a presença do presidente do município, Manuel Tibo; do vice-presidente, Adelino Cunha; os vereadores, Ana Genoveva Araújo e António Cunha; a diretora do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, Virgínia Gomes, demais elementos da direção e docentes do agrupamento.

Num auditório completamente cheio, cada um dos 106 alunos premiados recebeu um cheque individual no valor de 100 euros. Nesta cerimónia foram, ainda, entregues os prémios do concurso artístico e literário promovido pelo município em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

No evento, usaram da palavra a vereadora da educação, Ana Genoveva Araújo, a diretora do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, Virgínia Gomes e o Presidente da Câmara, Manuel Tibo, que encerrou a cerimónia. Nos discursos houve um denominador comum, desde logo, o agradecimento e o sublinhar da importância de todos aqueles que contribuem para o sucesso dos alunos, desde os assistentes operacionais até aos encarregados de edução, passando, necessariamente, pelos docentes.

Foi, ainda, destacada a importância da educação na formação os alunos para uma sociedade do conhecimento e destacado o papel crucial da Escola na formação de cidadãos, indo além da simples transmissão de conhecimentos académicos, sendo um espaço onde se desenvolvem valores fundamentais como respeito, responsabilidade, empatia e ética. Na escola, os alunos aprendem a viver em sociedade, a compreender e respeitar as diferenças e a colaborar com os outros em busca de objetivos comuns.

Além disso, a escola promove a consciência crítica, estimulando os estudantes a refletirem sobre seu papel no mundo e a se envolverem em questões sociais e políticas. Esse ambiente educativo prepara os indivíduos para exercerem plenamente os seus direitos e deveres como cidadãos, contribuindo para uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. Em suma, a escola é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, ativos e comprometidos com o bem-estar coletivo.

Tendo estas ideias como premissas, o presidente, Manuel Tibo, afirmou que este executivo tem apostado fortemente na educação e, em estrita colaboração com a direção do agrupamento, tudo tem sido feito para que nada falte aos nossos alunos. O prémio de mérito bem como a atribuição das bolsas para o ensino superior são um sinal em como a educação é prioritária para este executivo. O presidente concluiu dizendo que desde o primeiro trabalha para conseguir melhorar a qualidade de vida dos terrabourenses e, como tal, a educação continuará a merecer especial atenção.

Finalmente, um agradecimento especial à Escola de Música de Terras de Bouro, na pessoa do professor Luís Pinho pelo trabalho desenvolvido e pelos momentos musicais que abrilhantaram a cerimónia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *