DestaqueVILA VERDE

Congresso de Ciência e Tecnologia junta em Vila Verde investigadores, escolas e decisores

Investigadores, cientistas, formandos e líderes políticos juntam-se esta quarta-feira em Vila Verde, para o I Congresso de Ciência e Tecnologia. A iniciativa conta com a intervenção à distância da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

‘Quando a Ciência, a Tecnologia e a Educação se intercetam’ é o tema central do congresso, que tem mais de uma centena de inscritos. Os trabalhos decorrerão a partir das 09h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, cabendo à presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, a abertura da sessão.

O cientista e professor universitário Carlos Fiolhais é um dos participantes no painel da manhã, que será subordinado ao tema ‘Transição Ambiental e Transformação Digital – desafios para a Ciência, Tecnologia e Educação’.

A sessão inclui ainda as intervenções de Pedro Marcelino, especialista em Inteligência Artificial e fundador da ‘xval.ai’, e de Assunção Flores, docente e Investigadora do Instituto da Educação da Universidade do Minho.

A sessão da manhã encerra com a intervenção, à distância e com recurso a ferramentas digitais, da ministra Maria da Graça Carvalho, que vai abordar as questões ligadas a ‘Energia, Clima e Ambiente: o papel da Ciência e da Tecnologia’.

Sob moderação de José Ismael Graça, coordenador da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde, o Congresso concentra ao longo da tarde apresentações de “boas práticas pedagógicas” por parte de diferentes escolas e agrupamentos escolares, assim como de instituições do ensino superior.

‘Inovação nas Práticas de CoCriação para a promoção do sucesso académico’ é o desafio assumido por António Herculano Moreira, pro-presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA, num painel que conta ainda com investigadores da Universidade do Minho Renato Henriques, da Escola de Ciências, e Teresa Vilaça, do Instituto da Educação.

Alunos dos agrupamentos de escolas de Prado, Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva, da Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde apresentam projetos específicos ligados à formação e investigação.

A sessão de encerramento, a ter lugar pelas 16h00, vai ser presidida pelo vereador Manuel Lopes, responsável pelo pelouro municipal da educação.

O I Congresso de Ciência e Tecnologia encerra o programa da V Feira de Ciência & Tecnologia, a decorrer desde fevereiro e que incluiu a realização de cinco palestras, uma caminhada e uma mostra de projetos, envolvendo 2300 participantes.

Esta é uma iniciativa da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde e dos Clubes de Ciência Viva na Escola dos agrupamentos de escolas do concelho e da Escola Secundária de Vila Verde, em parceria com a Escola Profissional Amar Terra Verde, a Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, o Centro de Formação do Alto Cávado e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *