DestaqueTERRAS DE BOURO

CIM-Cávado quer mais quatro câmaras de vigilância no Parque Nacional Peneda Gerês

A CIM-Cávado já manifestou à Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) a intenção de colocar quatro câmaras de vigilância no Parque Nacional Peneda Gerês para prevenção de incêndios florestais, no território abrangido pelo concelho de Terras de Bouro. Segundo o diretor executivo da CIM-Cávado, Rafael Amorim, o projeto só poderá ir para a frente caso a CCDRN o inclua no financiamento alocado ao ´Norte 2030′ e que será gerido por aquela entidade.

“Quando percebemos que a CCDRN iria ter financiamento para projetos de interessa regional ou nacional manifestamos a nossa intenção de colocar as quatro câmaras de vigilância no PNPG, passando a ter 80% do território coberto com este sistema”. Recorde-se que 62% da área abrangida pela CIM-Cávado já tem câmaras de vigilância e os resultados são “muitos positivos. Fomos a sub-região que menos sofreu com os incêndios florestais e muito deste trabalho é devido a estas câmaras”.

Rafael Amorim espera que a CCDRM acolha este projeto, dotado em 400 mil euros, até porque o PNPG é o único parque nacional do país. O sistema de vigilância funciona 24 horas por dia e está ligado à central distrital de proteção civil A decisão deverá ser tomada até finais de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *