No dia 21 de março, Luís Marques Mendes esteve na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, para proferir a conferência subordinada ao tema: “O sistema parlamentar português e a formação de governos estáveis: saídas e bloqueios”, integrada no projeto AQUI HÁ CULTURA!.
Luís Marques Mendes começou por cumprimentar os presentes e referiu que, devido à recente queda do governo português, a conferência, que se previa ser uma reflexão teórica, acabaria por se tornar uma análise prática e atual. Defendeu que as eleições antecipadas são prejudiciais para a democracia e, sobretudo, para a economia, salientando que “quando há ameaça de instabilidade, os investidores retraem-se”, levando ao adiamento de investimentos. Sublinhou ainda que mais grave do que a existência de conflitos políticos é a ausência de uma entidade capaz de os resolver de forma eficaz.
No decorrer da sua intervenção, abordou diversas ameaças à estabilidade política na Europa, mencionando decisões recentes da presidência dos Estados Unidos da América, os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia e a falta de investimento europeu em material de segurança. Alertou, também, para o impacto direto destes acontecimentos no nosso país, afirmando que “o que acontece lá fora influencia-nos”.
Para finalizar, João Luís Nogueira, representante da EPATV, e Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, agradeceram a presença de todos e destacaram a relevância do projeto, enaltecendo as parcerias envolvidas na sua realização.
