Carlos MangasOPINIÃO

XII Caminho da ESVV

Com o COVID a obrigar a dois anos de interregno para os nossos finalistas, estamos a ultimar tudo para que possamos levá-los novamente a realizar a maior aventura da sua ainda curta existência. Não sou eu que o digo, são os muitos que os antecederam. Como os colegas dos dois anos anteriores não o puderam vivenciar para tentar passar a mensagem, deixo aqui algumas outras mensagens, escritas por quem realizou o já longínquo V Caminho da ESVV – O Inglês:
“Eu sabia que ia ser uma aventura inesquecível, mas nenhum relato de antigos finalistas me podia explicar todas as emoções que eu iria vivenciar…”
“A partir do primeiro dia O Caminho ensinou-me que… não é apenas caminhar. É sentir o momento, ajudar o próximo, dar a palavra amiga, andar na lama com chuva, subir e descer até cansar, refletir e, sobretudo, acreditar que somos capazes e vamos conseguir!”
“A única diferença entre o Caminho e a vida é que o Caminho terminou, deixou-nos lições de vida, mas esta ainda não terminou, por isso, devemos pôr os olhos no futuro e seguir todas as setas amarelas da vida, acompanhados por todas as pessoas que conseguem esperar por nós e apoiar-nos quando as dores são quase insuportáveis”.
Este ano, a nossa proposta passa pela realização do Caminho Espiritual, uma Variante do Caminho Português que o abandona à saída de Pontevedra e o retoma um pouco antes de Padron. Este Caminho também tem outra “variante” – em termos de mobilidade – pois uma pequena parte do mesmo é feita de barco, pelo rio Arousa onde, supostamente, passou também a barca que levava o corpo do Apóstolo Tiago. Imaginando que os nossos finalistas não tenham bem presente a história do Caminho e do Apóstolo, seguidamente, deixo algumas pistas
O Caminho de Santiago foi declarado pelo Conselho da Europa como Primeiro Itinerário Cultural Europeu. Segundo reza a história, após a crucificação de Jesus, o Apóstolo Tiago pregou o evangelho na Galiza. No entanto, de regresso a Jerusalém, foi decapitado pelo Rei Herodes e os seus restos mortais, segundo a lenda, foram levados de volta à Galiza, sendo transportados num barco de pedra, numa viagem que durou sete dias. Desde então, por mar e terra, foram estabelecidas rotas ricas em espiritualidade, rumo a Santiago de Compostela.
Na ESVV, onze anos de Caminhos permitiram-nos levar os nossos finalistas por muitos e diferentes percursos que levam a Santiago. O Caminho Português, o da Costa, o Francês, o Inglês, o Primitivo, a Via da Prata, o do Norte, o Espiritual, sendo que, alguns já foram repetidos. Nós, professores, fizemos no ano transato, Santiago – Finisterra, para completarmos algo que é histórico também (pesquisem, se quiserem saber mais…)
Como começou esta saga? Em 2009, um professor lançou o desafio: “E se levássemos os nossos finalistas, a pé, até Santiago?” Em 2022, quatro professores continuam com o mesmo propósito. Porquê? Dou novamente a palavra a alguém que o fez em 2013:
“Podia estar aqui a falar durante horas de tudo o que significou o Caminho para mim. Mas não valeria de nada. Só quem o faz, é que sabe o que se sente”.
Querem saber e sentir? Inscrevam-se, e…

 

Carlos Mangas [Professor de Educação Física]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *