Minho

PSD-Guimarães defende mais apoios escolares para as famílias do concelho

O líder do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, defendeu, na reunião do executivo, a atribuição de um apoio municipal para a aquisição de material escolar destinado a todas famílias vimaranenses com alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho.

A proposta social-democrata já havia sido feita há um ano e voltou a ser reiterada num “momento particularmente difícil para a economia e as famílias”, suportou Ricardo Araújo, notando que a proposta defende que o apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense.

“As famílias vimaranenses apenas não têm hoje mais apoios para suportar as despesas escolares porque o PS não quer”. A conclusão crítica é do líder do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, depois de ver a maioria socialista que governa a Câmara Municipal chumbar, pela segunda vez, a proposta social-democrata de atribuição de um apoio municipal para a aquisição de material escolar destinado a todas famílias vimaranenses com alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho. A proposta do PSD defende a atribuição de um vale a todos os alunos matriculados em Guimarães até ao ensino secundário para ser descontado no comércio local na compra de material escolar.

“A nossa proposta já fazia todo o sentido há um ano atrás, mas hoje, face ao avolumar do custo de vida, das crescentes despesas das famílias nos diversos domínios, faz ainda mais sentido e justifica-se plenamente por contribuir para aliviar o elevado esforço de muitos com a educação dos seus filhos. Infelizmente, o PS em Guimarães entende que não”, observou e lamentou Ricardo Araújo.

Considerando ser de “grande importância para as famílias que o Município de Guimarães lançasse um programa de apoio à aquisição de material escolar”, que complemente os atuais apoios aos manuais, fichas e cadernos de atividades, Ricardo Araújo lamentou que a gestão socialista voltasse a ser “insensível a este terceiro aspeto do custo que as famílias têm que suportar no início de cada ano escolar”.

“Face à conjuntura de dificuldades em que vivemos, este apoio seria ainda mais importante para as famílias vimaranenses, pelo que ainda mais se justificaria”, sublinhou o líder do PSD de Guimarães. Além disso, Ricardo Araújo acrescentou que a atribuição do vale para aquisição de material escolar às famílias vimaranenses com alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino do concelho também apoiaria o comércio tradicional vimaranense.

“Teríamos aqui um ganho duplo neste apoio económico às famílias e ao nosso comércio, dado que o vale teria que ser obrigatoriamente usado em compras no comércio tradicional do nosso concelho, mas, em vez disso, temos um dupla e lamentável perda”, concluiu Ricardo Araújo, manifestando descontentamento pelo chumbo socialista daquela proposta. “Ficou hoje mais uma vez claro que em Guimarães não temos apoio financeiro à aquisição de material escolar porque o Partido Socialista não quer”, rematou o vereador e líder social-democrata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *