Minho

Plataforma de experiências turísticas do Minho apresentada em Vieira do Minho

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vieiro do Minho foi palco da apresentação do website ‘Cá no Minho’, uma nova plataforma de experiências turísticas do Minho que visa ser uma montra de experiências inovadoras para os 24 municípios da Região.

O website já pode ser consultado em www.canominho.projetosipdt.pt e leva-nos numa viagem pela natureza, gastronomia, artesanato e até aventuras radicais. Agora é muito mais fácil descobrir Famalicão, Vieira do Minho, Vizela, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Melgaço, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Vila Verde, Fafe, Braga, Póvoa de Lanhoso, Paredes de Coura, Monção, Cerveira, Esposende, Barcelos, Terras de Bouro, Valença e Amares.

A iniciativa faz parte da rubrica «Comunicação e Promoção Transversal do Minho Tourism Design Experience» do PROVERE Minho Inovação (cofinanciado pelo NORTE 2020) e prevê uma abordagem agregadora das experiências turísticas desenvolvidas pelos municípios abrangidos pelo Consórcio Minho IN no decorrer do PA1 – Marketing, Comunicação e Internacionalização.

Este evento contou com a presença do Presidente do Município de Vieira do Minho, António Cardoso, que evidenciou a riqueza do território do Minho – “Este é um território que tem contribuído para uma diversidade do território nacional e que tem culturas diferentes das outras regiões do país. Logo, criar um projecto que evidencia essas diferenças é uma mais valia para a promoção do território”, refletiu.

A Primeira Secretária Intermunicipal da CIM do Ave, Marta Coutada, em representação do Consórcio Minho Inovação – “Esta plataforma agrega 24 experiências turísticas no Minho. No âmbito do Consórcio Minho Inovação desafiamos os nossos municípios a criar experiências diferenciadoras que já foram testadas em cada um dos municípios e a decisão de reunir as experiências, culminou na criação de um website que está disposto por subtemas e que permite a quem nos visita aceder a essas experiências com mais facilidade, e dessa forma promover o nosso território”, frisou.

A Diretora Executiva do IPDT – Turismo, entidade responsável pela execução do projeto, Mónica Montenegro, referiu que “o projeto foi montado para demonstrar que no Minho há uma imensidão de propostas turísticas para os visitantes. Isto começou com um projeto de cada município das três CIM no sentido de desenvolverem uma experiência inovadora, entretanto houve a necessidade de juntar todas essas ideias num único suporte comunicacional para estes mercados. Esta plataforma pode ser utilizada pelos empresários para promover os seus produtos com enfoque no território”, explicou.

O Projeto “Cá no Minho” tem histórias para contar, artes para descobrir, caminhos para desbravar e sabores para experimentar e é muito fácil e intuitivo de explorar. A informação está compactada mas bem organizada, para que possa conhecer os lugares e as ofertas do Minho. ‘Cá no Minho’ gostamos de receber, ‘Cá no Minho’ gostamos de comer bem, ‘Cá no Minho’ há lugares inesquecíveis para visitar.

Para que a plataforma seja uma ferramenta útil de promoção do destino turístico Minho, as experiências foram segmentadas em seis grandes áreas de interesse – Saboreie, Crie, Relaxe, Desafie-se, Palmilhe e Apaixone-se, e são apresentadas na perspetiva dos residentes, dando enfoque à hospitalidade e genuinidade minhotas, enquanto grandes atrativos turísticos da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *