Lançamento da reedição da obra “No Bom Jesus do Monte” de Camilo Castelo Branco em Braga
No âmbito das comemorações do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, vai ser apresentada, no próximo dia 10 de março, segunda-feira, pelas 11h30, no Hotel do Parque, em Braga, a reedição da obra “No Bom Jesus do Monte” de Camilo Castelo Branco, a cargo da editora Opera Omnia.
A sessão contará com as presenças dos presidentes da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e da Confraria do Bom Jesus do Monte, Cónego Mário Martins, e do Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura, Jorge Sobrado.
A reedição da obra integra a coleção camiliana, composta por cerca de 12 títulos a publicar ao longo do ano.
Para Jorge Sobrado, Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura, “esta iniciativa representa o espírito primordial das comemorações do bicentenário de Camilo: conquistar novos leitores, devolvendo e divulgando a obra do escritor”.
O momento ficará ainda marcado pela apresentação do projeto de reabilitação do Jardim de Camilo.
Refira-se que no passado dia 16 de janeiro, na Casa de Camilo, em São Miguel de Seide, foi celebrado um protocolo de colaboração entre 27 instituições da Região Norte, tendo em vista o estabelecimento de uma parceria para as comemorações do bicentenário de nascimento do romancista. A essas 27 instituições municipais e culturais juntaram-se, entretanto, os municípios de Baião, de Cabeceiras de Basto e da Maia, assim como a Universidade Católica Portuguesa.
A iniciativa da Rede de Parceria é coordenada pela CCDR NORTE e tem como objetivo promover uma cooperação interinstitucional para a organização, dinamização e promoção de uma agenda partilhada e integrada de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, estimulando também coproduções e itinerâncias, no âmbito do bicentenário do seu nascimento, a realizar predominantemente entre 16 de março de 2025 e 16 de março de 2026, sem prejuízo da sua extensão nos anos de 2026 e 2027.